quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O lanche da escola
Na volta às aulas, o recreio começa em casa
A ajuda dos pais no preparo da lancheira estimula a alimentação saudável nas escolas. Com o início do ano letivo, vem a preocupação dos pais com a alimentação da garotada durante o período de aulas. Como muitas cantinas escolares não têm cardápio apropriado para uma refeição saudável, a solução está nos lanches levados de casa.
"O consumo freqüente de alimentos pouco nutritivos e calóricos é especialmente prejudicial à saúde de crianças e adolescentes ainda em desenvolvimento", afirma Flávia Bulgarelli.
Muitas vezes as crianças resistem em levar o lanche de casa porque a maioria dos amiguinhos come na lanchonete da escola. Nesse caso, os pais podem aproveitar o momento de preparar a lancheira e explicar para os filhos a necessidade de se alimentar bem, sem com isso banir os lanches mais calóricos: basta estabelecer um acordo com os filhos e reservar um dia da semana para a cantina, por exemplo.
Os pais devem ficar atentos ao que as crianças andam comendo na escola, pois é um hábito compartilharem os lanches. Mesmo que estejam levando alimentos saudáveis de casa, podem estar consumindo guloseimas compartilhadas com outros amigos. Uma sugestão é debater o assunto no conselho de pais ou criar uma consciência de consumo, estipulando apenas um dia em que as guloseimas sejam permitidas.
"O ideal é conscientizar as crianças, desde cedo, sobre a importância de se equilibrar diferentes nutrientes na mesma refeição e ao longo da semana", completa a nutricionista, graduada pela PUC-Campinas, com especialização em nutrição materno infantil pela Unifesp/EPM.
 

CHORO NA ESCOLA:ISSO É NORMAL?

Choro na escola: isso é normal?
mUITAS VEZES, SIM, POIS É UM PERÍODO DE ADAPTAÇÃO AO NOVO AMBIENTE.
No primeiro dia de aula, algumas crianças estão felizes por reencontrarem os amiguinhos e outras choram por terem que deixar os pais, muitas delas se vêem, pela primeira vez, sozinhas, longe da família e isso resulta em choro. Aos pais, cabe a missão de enfrentar o momento de separação de forma madura.
SINAIS DOS TEMPOS
Antigamente, as crianças se beneficiavam do contato freqüente com outras crianças desde cedo, pois as famílias eram maiores. Assim os filhos se acostumavam a dividir seus espaços e os pais partilhavam preocupações com outros parentes. “Uma mãe por mais disponível que seja, não pode substituir irmãos ou primos. Educar não é uma tarefa para uma só pessoa e nem mesmo para um casal apenas. Aí entra a escola com seu papel socializador, porque é nela que os pais vão encontrar interlocutores para dividir suas incertezas e partilhar suas convicções. É nela que a criança vai encontrar parceiros estáveis para brincar e partilhar descobertas”.
COMO ENFRENTAR O CHORO SEM SOFRER
&Os pais devem deixar o filho na escola. Caso contrário, o processo de adaptação da criança será dificultado.
&A criança deve ser entregue ao professor responsável e os pais têm que ser firmes ao se despedirem, pois precisam autorizar a escola a cuidar de seu filho.
&Pai ou mãe que não conseguem deixar seu filho na responsabilidade da escola deve buscar ajuda para entender que a criança será cuidada e acolhida.
&No período de adaptação, não tem problema telefonar para a escola e perguntar se seu filho está bem.
&Ao ouvir o filho chorar na porta da escola, os pais não devem se sentir culpados.Com isso a criança pode se mostrar insegura.
CHORAR NÃO FAZ MAL
Os pais precisam demonstrar segurança ao deixarem a criança no novo ambiente, pois ela ainda não tem noção de sua capacidade de enfrentar situações novas. O choro é a forma de a criança manifestar essa insegurança. Quanto mais os pais confiarem na capacidade do filho vencer desafios, mais facilmente passará por essa etapa, que se constituirá num momento de mudança. Se o choro persiste quando a criança se separa dos pais na porta da escola, pode ser simplesmente um indicativo de que a rotina não foi incorporada. Uma vez que o pai ou a mãe se despeçam com a convicção de que o filho pode ficar bem, o choro diminui e desaparece tão logo eles se afastam.
       
(Reproduzido da Revista Malu - nº 188 – fevereiro/2006 – Ed. Alto Astral)
Equipe Pedagógica – Escola Criativa