sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O lanche da escola
Na volta às aulas, o recreio começa em casa
A ajuda dos pais no preparo da lancheira estimula a alimentação saudável nas escolas. Com o início do ano letivo, vem a preocupação dos pais com a alimentação da garotada durante o período de aulas. Como muitas cantinas escolares não têm cardápio apropriado para uma refeição saudável, a solução está nos lanches levados de casa.
"O consumo freqüente de alimentos pouco nutritivos e calóricos é especialmente prejudicial à saúde de crianças e adolescentes ainda em desenvolvimento", afirma Flávia Bulgarelli.
Muitas vezes as crianças resistem em levar o lanche de casa porque a maioria dos amiguinhos come na lanchonete da escola. Nesse caso, os pais podem aproveitar o momento de preparar a lancheira e explicar para os filhos a necessidade de se alimentar bem, sem com isso banir os lanches mais calóricos: basta estabelecer um acordo com os filhos e reservar um dia da semana para a cantina, por exemplo.
Os pais devem ficar atentos ao que as crianças andam comendo na escola, pois é um hábito compartilharem os lanches. Mesmo que estejam levando alimentos saudáveis de casa, podem estar consumindo guloseimas compartilhadas com outros amigos. Uma sugestão é debater o assunto no conselho de pais ou criar uma consciência de consumo, estipulando apenas um dia em que as guloseimas sejam permitidas.
"O ideal é conscientizar as crianças, desde cedo, sobre a importância de se equilibrar diferentes nutrientes na mesma refeição e ao longo da semana", completa a nutricionista, graduada pela PUC-Campinas, com especialização em nutrição materno infantil pela Unifesp/EPM.
 

Nenhum comentário: